Executivos das Associações Comerciais discutem Planejamento Participativo em Encontro Estadual

Executivos das Associações Comerciais discutem Planejamento Participativo em Encontro Estadual

Executivos das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso trocaram experiências e sugeriram novas demandas conjuntas durante a discussão do Planejamento Participativo que está sendo produzido durante o Encontro das Associações Comerciais e Empresariais do Estado, realizado pela Facmat, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15.08), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A validação do Planejamento Participativo será feita nesta quinta-feira à tarde pelos presidentes das entidades. 

O consultor do Sebrae Nacional, Ederaldo Ribeiro, acompanhou a dinâmica dos executivos no Planejamento Participativo e apontou ações para melhorar o desempenho das ideias sugeridas. “Em um primeiro momento, como existem experiências muito diferentes, uns com cinco meses de casa, outros com dez anos, fizemos um nivelamento das experiências para que todo mundo possa partir de uma base comum e poder discutir esse planejamento”, explica.

Segundo ele, o Planejamento Participativo das Associações se tornou comum nos dias de hoje, pois todas as pessoas devem planejar e executar funções, não apenas apontá-las. “Todo mundo contribui, oferece ideias, ou seja, o enfoque participativo quer dizer que o planejamento seja de todas as pessoas que irão executar, elas devem estar envolvidas desde o início, não só na execução”, justifica. 

O executivo da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), Jorge Nazzari, conta que o encontro é importante porque reúne todas as Associações e promove a aproximação entre os presidentes e executivos com membros de todo o Estado. “Pela localização, não é fácil que a gente se comunique sempre, apesar de sempre mantermos contato, mas a reunião é o momento de trocar experiências e integrar, conhecer o que está acontecendo nas outras cidades e apontar soluções”, citou.

Segundo Robson Neves, executivo da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), o planejamento é importante para discutir os principais serviços das instituições. "Também fazemos um planejamento para os próximos meses e, claro, é sempre bom se manter atualizado e discutir com as outras instituições o que vem dando certo”, finaliza.

Redação e foto: Assessoria de Imprensa da Facmat